3º DIA - ROTEIRO REGIÃO SUL

Vila de Burarama


A Vila de Burarama (wikimapia) ainda está conservada com casarios de época, onde o visitante poderá se hospedar em contato direto com a lida no campo e com a cultura local, e desfrutar do ar puro da natureza, em cachoeiras e trilhas na mata.

O local tem como seus principais atrativos o modo de vida bucólico, diversas quedas d’água e belas paisagens, possibilitadas pela imponência das cadeias montanhosas e pelos muitos jardins que compõem as propriedades rurais. A tranquilidade, o ar puro e o modo de vida simples e sossegado, conquistam os visitantes.

foto: Incaper


A região é preenchida com pequenas propriedades rurais de agricultores familiares, em sua maioria descendentes de italianos e africanos que iniciaram sua história com o plantio do café, no início do século XX, o que proporciona um rico acervo cultural a ser compartilhado com os visitantes.


O relevo da região é ondulado e as altitudes variam de 100 a 1.500 metros, o que propicia ampla diversidade climática. Em seu território, apresenta grande variedade de fauna e flora características da Mata Atlântica.


Floresta Nacional de Pacotuba

A FLONA de Pacotuba, criada em 2002, destaca-se como um dos atrativos do Circuito Águas de Buraraba.
Possui trilhas abertas a visitação turística e tem como objetivo cetral o de "promover o manejo de uso múltiplo dos recursos naturais, a manutenção e a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade, a recuperação de áreas degradadas, a educação ambiental, bem como o apoio ao desenvolvimento de métodos de exploração sustentável dos recursos naturais das áreas limítrofes”.

Vales


Vale de Burarama

Foto: Rodrigo Santolin

Em Cantagalo, no alto da pedra, é possível vislumbrar uma paisagem privilegiada, onde se descortina todo o Vale de Burarama.


No topo encontra-se a Igrejinha da Pedra de Cantagalo, com vista panorâmica para região do Corredor Burarama-Pacotuba-Cafundó, destaca-se como um dos principais atrativos da região.


Vale de Campos Elíseos



Belíssimo vale com pequenas propriedades rurais e construções antigas, habitada por descendentes dos imigrantes italianos que chegaram a região.


Segundo a mitologia grega, os Campos Elísios é o paraíso, onde os homens virtuosos repousavam dignamente após a morte, rodeados por paisagens verdes e floridas. Uma terra paradisíaca de fartura onde os mortos esperavam passar a eternidade. Neste lugar só entram as almas dos heróis, santos, sacerdotes, poetas e deuses.


Grupo Bicho do Mato

Quilombo Lírio dos Vales / Comunidade Monte Alegre distante 38 quilômetros da sede do município e a 10 quilômetros do distrito de Pacotuba.

No local existe uma comunidade Quilombola que através das dinâmicas ecoturisticas faz seu resgate histórico e social.

O grupo destaca-se como organização pioneira na elaboração e execução de produtos genuinamente ecoturísticos, priorizando a distribuição de renda e o respeito as características culturais e naturais da região.

Seus principais responsáveis, já planejam a execução e ampliação da atuação do grupo Bicho do Mato, que existe a seis anos, nas questões sociais, ambientais e turísticas. Na comunidade existe à nove anos o projeto Nossa Criança, que promove cidadania, educação ambiental e forma crianças e jovens para as atividades ecoturisticas desenvolvidas na região.

Na região do atrativo existem trilhas, elementos de fauna e flora exuberante, rios e córregos. O grupo opera os recursos naturais por meio da vertente e preceitos da atividade ecoturística.

No atrativo são desenvolvidas atividades ecoturisticas variadas; trilhas guiadas, passeios de charrete, atividades de educação ambiental, encenações do folclore e história local, historia oral, apresentações culturais variadas, gastronomia afro, entre outras atividades.

Pedra da Ema

Pedra ícone da comunidade de Burarama, na qual a propagação da sombra no fim da tarde forma uma figura que aparenta o animal e que dá nome à formação rochosa, representando assim como uma das mais belas paisagens da região

Hospedagem Vó Tonha


Hospedagem do sistema cama e café, em casario secular na comunidade de Burarama.


Família Tedesco


Propriedade com extensa produção de goiabas e derivados. Recebe turistas e visitantes interessados em conhecer o processo de cultivo e produção de derivados da goiaba, adquirir as goiabadas produzidas artesanalmente pela família.