4º DIA - ROTEIRO REGIÃO SUL

COMPLEXO INSULAR DO GUANANDY

O Complexo Insular do Guannady é composto por quatro ilhas distintas. Três delas encontram-se no municipio de Piúma, são as ilhas do Gambá, do Meio e dos Cabritos (wikimapia), localizadas bem próximas a Praia do Acaiaca. A maior e mais distante da costa é a Ilha dos Franceses (wikimapia), localizada no municipio de Itapemirim, distante aproximadamente 3,5 quilômetros da praia de Itaoca.

São Parimonios Naturais tombados pelo Conselho Estadual de Cultura desde o final da década de 80. Todas essas ilhas são consideradas importantes atrativos turísticos bastante utilizadas para passeio de barco ou mergulho.

Ilha do Gambá – ligada ao continente por um istmo, possuindo fácil acesso por via terrestre. No local apresenta um sistema de trilhas utilizada por visitantes para caminhadas e cicloturismo. Apresenta enorme potencial para o ecoturismo contendo diferentes pontos de observação para atividades interpretativas da região. No lado norte da ilha encontrase a imagem de uma Santa protetora dos pescadores, guardada numa caixa de vidro, sobre uma pedra localizada no canal da foz do Rio Piúma.




Ilha do Meio - situada entre a Ilha do Gambá e a Ilha dos Cabritos, distante 700 metros da praia de  Acaiaca é constantemente utilizada como ponto de mergulho por visitantes e para pesca de arremesso por pescadores locais. A impossibilidade do acesso por terra, acaba retardando a degradação desta área insular que mantem sua mata preservada.

Ilha dos Cabritos – distante 1,3 quilômetros do continente, dispõe de equipamento de alimentação especializado em frutos marinhos em funcionamento apenas  na temporada de verão. O local encontra-se em bom estado de conservação devido ao difícil acesso. Conta com uma pequena praia e um curto sistema de trilhas que permite uma curta caminhada ao redor da ilha onde podem ser apreciadas, além da visão panorâmica do mar, bromélias e orquídeas.


Ilha dos Franceses

Mais afastada da costa, possui um área de aproximadamente 2000m². Em seu ponto mais elevado foi erigido um imponente farol de sinalização da Marinha alimentado por energia solar, construído em 1730 pelos franceses.

A ilha serviu de esconderijo para franceces durante a tentatiova de invasão do Espírito Santo. Marcas de bolas de canhões, objetos de porcelana em pedaços provam tal fato. Os "invasores" construiram um poço de onde tiravam água potavel em meio a mata.

Desataca-se como importante ponto de mergulho. Possui uma pequena praia de águas claras e uma caverna conhecida como Gruta do Judeu, localizado no centro da ilha, onde o cientista Augusto Ruschi descobriu o uma espécie em estinção de morcego "pescador".

APA DE GUANANDY

Criada em 1994, por sua relevância biológica, é uma das únicas Áreas de Proteção Ambiental exclusivamente costeira do litoral sul.


A Lagoa do Guanandy é um atrativo importante, também conhecida como Lagoa das Sete Pontas, devido a seu formato sinuoso. A considerável beleza cênica desta unidade de conservação lhe confere um grande potencial ecoturístico.

A área apresenta importantes remanescentes de restinga, em especial, da mata seca. A unidade também abriga o Monte Aghá na altura do canal de Itapitanga, ao norte, passando pelo Vale do Orobó alcançando a barra do Itapemirim, ao sul, compreendendo tota a faixa costeira do municipio de Itapemirim, sendo um local ideal para a prática do ecoturismo e esportes de aventura (googlemaps).

O bioartesanato realizado pelas comunidades locais, principalmente pela Associação das Mulheres do Guanandy, que utilizam sementes para confeccionar colares e bolsas, também é outra peculiaridade da APA do Guanandy (IEMA, 2009). 
MONTE AGHÁ

Formação rochosa de forma cônica,  semelhante a uma pirâmide, postada na divisa entre os municípios de Itapemirim e Piúma (wikimapia).

Considerado símbolo natural de Píuma, o monte de aproximadamente 300 metros de altitude atrai pessoas interessadas em atividades de aventura através de caminhadas ao seu cume de onde é possível ter uma magnífica visão de grande parte do litoral sul capixaba e as serras do interior do continente. Fortes correntes de ar, na face leste do monte, permitem ainda a prática de voo livre.

Nele floresce, em outubro, a orquídea azul "Sinningca Aghacnse", descoberta por Roberto Kautsky. A flora e a fauna do monte são ricas em bromélias e canela de ema.
Na língua Tupy Guarani, Monte Aghá significa Monte de ver Deus ou Senhor dos Montes. Era no passado utilizado como referência para os pescadores e navegadores, uma vez que se pode vê-lo a grandes distâncias mar adentro, sendo conhecido ainda como Guia dos Navegantes.

A montanha representa destaque absoluto no relevo do litoral sul capixaba.

CANAL DE ITAPUTANGA

O Canal de Itaputanga é um dos dois canais que dão acesso do rio Novo ao mar de Piúma. Por um lado, sua obstrução, ocorrida por 20 anos, provocou a destruição ambiental do Vale do Rio Novo, pois as águas das chuvas não eram drenadas para o mar. Segundo produtores rurais, houve perdas de espécies da fauna e da flora, e destruição das pastagens. Além disso, o fechamento do canal provocou alagamentos e inundações. Por outro lado, de acordo com comerciantes, a abertura do canal provoca poluição na praia do balneário.

PRAIAS DE PIÚMA

A orla de Piúma (wikimapia) é marcada pela formação tipo enseada com águas calmas e rasas, com faixas continuas de areia em grande parte da extensão litorânea, com exceção da praia do Aghá, postada no extremo sul, a praia Doce, localizada na boca do rio no extremo norte do município, próximo ao istimo da Ilha do Gambá.

No litoral de Piúma e marcante a presença de areia monazítica  que forma uma espécie de "lama" escura de teor medicinal, especialmente na parte norte, nas praais de Acaiaca e Corujão.