Etapa 02 - Palestras e Oficinas Participativas

A etapa de oficinas e palestras foi realizada ao longo de 60 dias e envolveu 236 atores locais, entre secretários municipais e técnicos das pastas de agricultura, meio ambiente, cultura, turismo e educação, membros de entidades do terceiro setor, associações de moradores, proprietários rurais, proprietários de equipamentos de serviços turísticos e de apoio ao visitante entre outros atores sociais.

Foram realizados doze eventos (os corredores Centro Norte Serrano e Caparaó receberam dois eventos cada), com uma carga horária total de quarenta e oito horas de atividades. Neles, os participantes ouviram, refletiram, discutiram, concordaram, discordaram, acrescentaram, retiraram e ratificaram inúmeras informações e dados sobre as temáticas abordadas, construindo de forma cidadã e validando com autonomia o trabalho realizado em cada corredor, constituindo portanto um “processo de construção participativa”.


Cada evento foi composto de duas palestras (sobre corredores ecológicos e sobre ecoturismo) e uma oficina participativa, totalizando quatro horas de atividades.

Nas oficinas foram sugeridos temas de abordagem sobre os atrativos, em especial os elementos naturais e culturais de cada localidade, relacionando-os com as questões relativas à formação de corredores ecológicos, a possibilidade de trabalhos na área do ecoturismo e a dinâmica das situações atuais de cada território. Os participantes estabeleceram as demandas institucionais e estruturais e elaboraram um documento referencial para a futura construção do plano.

O modelo metodológico utilizado foi o METAPLAN no qual foram elencados os problemas; os objetivos; as ações; e os parceiros, possíveis e responsáveis, para implementar cada questão levantada A equipe que conduziu os trabalhos teve como papel principal a orientação, a promoção dos assuntos-guias e o refinamento das idéias dos grupos.
Os locais para realização das atividades foram selecionados pelas prefeituras locais, geralmente ocorrendo em escolas, prédios públicos, salas e sedes de entidades sem fins lucrativos ou de empresas turísticas.

Importante ressaltar que os objetivos e resultados esperados da realização das palestras e oficinas foram alcançados, destacando-se:

- Promover e divulgar o projeto Corredores Ecológicos nas dez áreas prioritárias do Espírito Santo;
- Propiciar a participação dos atores locais no processo de elaboração do Plano e na realização das atividades, através de informações e sugestões;
- Promover e difundir o ecoturismo e tipologias afins nas áreas prioritárias do Projeto Corredores Ecológicos;
-Integrar atores do poder público, da iniciativa privada e do terceiro setor ligados ao turismo, meio ambiente, agricultura e educação nas áreas prioritárias;
- Coletar e reunir um conjunto de informações socioambientais das áreas prioritárias para servir de referencial para a elaboração das diretrizes e demandas do PEIC Mata Atlântica;
- Obter parceiros locais para execução das atividades e etapas subseqüentes com relação ao Plano e suas atividades.


CORREDOR
Participantes
Objetivos Norteadores
Conjunto de Ações
Córrego do Veado
27
19
20
Pedra do Elefante
09
08
09
Socomgo
26
25
26
Alto Misterioso
18
19
19
Centro Norte Serrano
35
33
37
Duas Bocas – Mestre Álvaro
13
14
16
Saíra-apunhalada
36
25
25
Guanandy
11
15
14
Burarama-Pacotuba-Cafundó
25
19
23
Caparaó
26
25
28
TOTAL
226
202
217