Etapa 06 - Fampress

O Fam-press, ou Press-trip [1], PEIC Mata Atlântica tratou-se de uma atividade estratégica de relacionamento com a imprensa (local, regional e/ou nacional) com foco na promoção dos corredores prioritários como destinos ecoturísticos, tendo como base todos os resultados alcançados anteriormente por essa consultoria.


Para tanto, esta ação pautou-se na condução de jornalistas e/ou fotógrafos pelos atrativos e destinos ecoturísticos dos corredores prioritários, de modo que este processo torne-se um instrumento utilizado para conseguir publicidade positiva aos Corredores Ecológicos do Espírito Santo.

A vinda de representantes da impressa aos atrativos escolhidos teve sua origem no processo induzido na busca pela construção de imagem positiva dos corredores ecológicos através da geração de mídia espontânea.

Esta etapa foi realizada em parceria com os poderes públicos e os empreendedores locais.

A execução do Fam-press teve como objetivo central a construção de imagem dos Corredores Ecológicos como destinos ecoturístico, visando à geração de mídia espontânea positiva.

O processo de definição dos roteiros utilizados para apresentação dos corredores ecológicos aos jornalistas priorizou pontos turísticos estratégicos, observando a atratividade real do produto turístico (atrativos-âncora) e os aspectos pitorescos e diferenciados que as regiões turísticas (corredor ecológico) possuem, examinando também aspectos relativos à qualidade, valor agregado, potencial turístico, capacidade de atendimento, infra-estrutura disponível, o poder de atratividade dos destinos e a participação da comunidade de cada região, possibilitando a geração de mídia espontânea.

Assim, quanto à definição do roteiro vale destacar os principais itens priorizados nesta etapa:

·   Os principais atrativos da região – naturais e culturais, ou seja, os   atrativos-âncora;
·   Locais com melhor infra-estrutura e condições de higiene, conforto e qualidade do roteiro;
·   Locais pouco conhecidos, que escondam verdadeiros tesouros naturais ou histórico-culturais;
·   Lugares onde haja pessoas comprometidas com o turismo da região, que possam demonstrar costumes, histórias, locais e objetos representativos da cultura local.
·   Tempo necessário para produção de matérias que possam ser vistos e gravados com qualidade, sem que a viagem estresse os participantes com um roteiro muito intenso em atividades.

Considerando os critérios acima citados, foram definidos nove (9) roteiros em conjunto com aos atores locais durante as reuniões preliminares, e posteriormente oferecidas às mídias potenciais.


Assim, todas as ações receptivas estabelecidas pelo Fam-press foram construídas juntamente com os atores locais através de reuniões preparatórias dirigidas aos representantes das secretarias municipais de turismo, meio ambiente, agricultura e educação, além de membros dos grupos de articulação local, pequenos empreendedores locais que participaram das etapas anteriores.

Na ocasião, o roteiro proposto pela consultoria foi apresentado aos atores locais que, juntos, propuseram possíveis mudanças e definiram a participação de cada ator (poder público e empreendedor) no recebimento dos jornalistas.

Em suma, as reuniões preparatórias, instituídas nesta fase dos trabalhos, constituíram o momento de diálogo com os atores locais com o objetivo de promover a discussão sobre as estratégias para desenvolvimento adequado e consolidação dos roteiros elaborados, destinados aos jornalistas. Estes encontros geraram sempre novas idéias, propiciando a inovação e cooperação entre os atores.

O encaminhamento do convite aos jornalistas potenciais para participação do Fam-press determinou levantamento prévio dos veículos de comunicação regionais e nacionais concomitantes com o perfil da atividade de ecoturismo e meio ambiente, o que determinou a elaboração de um Release e um convite estilizado direcionado ao publico alvo desta ação.


Em seguida foram realizados diversos contatos virtuais com os veículos de comunicação pré-estabelecidos, seguido de contato telefônico e agendamento de entrevistas presenciais nas mídias com sede na cidade de Vitória.

Todos os jornalistas contatados encontravam informações complementares sobre o PEIC Mata Atlântica e os roteiros oferecidos através do blog oficial do projeto (peicmataatlantica.blogspot.com), com conteúdo e a linguagem destinada ao público-alvo desta atividade, estruturado com o objetivo de oferecer suporte informativo ininterrupto aos interessados pelo tema, caracterizando-se assim como uma ferramenta promocional que ainda colabora bastante nesta ação.

RESULTADOS QUANTITATIVOS
Reuniões preparatórias
10
Roteiros elaborados
09
Roteiros realizados
08
Mídias convidadas
61
Mídias participantes
13
LOCAIS VISITADOS
Corredores
10
Municípios
17
Atrativos
54
PARTICIPANTES
Membros do Poder Público
19
Empreendedores
33
Jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos
27
Membros da comunidade
14
TOTAL
93


[1] “arranjo inteiramente de negócios, em que uma entidade investe tempo e dinheiro para trazer jornalistas e/ou fotógrafos (imprensa) para visitar um atrativo ou destino.” (MITUR 2007).