2º DIA - ROTEIRO REGIÃO SUL

FAZENDA MUNDO NOVO

Hospedaria tipicamente rural, situada na vertente oriental da Serra do Caparaó, próxima das belas cachoeiras de Patrimônio da Penha. A propriedade produz pães e bolos caseiros, macarrão, geléias, queijos e iogurte.


CACHOEIRA ALTA


A Cachoeira Alta é formada por uma queda d'água com cerca de 15 metros de altura, que forma em seu curso uma corredeira com 10 pequenas quedas e duas piscinas naturais. A água é originada de nascente. É rodeada de mata densa e fechada, formada por espécies nativas de Mata Atlântica. Apresenta algumas espécies de orquídeas, bromélias e quaresmeiras.

A partir da última piscina, feita por represamento artificial de pedras, a corredeira entra pela mata. Por uma trilha, ao lado do acesso à queda d'água mais alta, chega-se a uma pequena represa artificial, que apresenta outras duas quedas com, aproximadamente, 8 metros de altura, formando mais uma piscina natural.

RPPN ÁGUAS DO CAPARAÓ


A Pousada Águas do Caparaó, localizada na divisa dos municípios de Divino de São Lourenço com Dores do Rio Preto oferece hospedagem, alimentação, trilhas na mata, cachoeiras, observação de pássaros e passeio a cavalo e piscina. É o principal acesso à Cachoeira Alta.




RPPN CACHOEIRA ALTA

A RPPN Cachoeira Alta, criada em 2008, situa-se na divisa entre os municípios de Divino de São Lourenço e Dores do Rio Preto, no distrito de Patrimônio da Penha, limitando-se, ainda, com a recém criada RPPN Águas do Caparaó e com a Estrada Parque do Caparaó.

No local, funciona à Pousada Estância da Serra que abriga um interessante ateliê de papel reciclado (artesanato em papel de fibras naturais). Oferece, ainda, trilhas na mata que, assim como os quartos, têm acessibilidade para cadeirantes.

O empreendimento Encanto da Serra trabalha com turismo pedagógico recebendo alunos para palestras sobre educação ambiental, agroturismo, agroindústria e agroecologia, desenvolvidas na propriedade.

PATRIMÔNIO DA PENHA

O Patrimônio da Penha é um pequeno lugarejo de magia, bem-estar, a receptividade e a simplicidade presentes no ar. É uma boa oportunidade para desfrutar da natureza e se interiorizar.


Vários terapeutas holísticos das mais diversas linhas se concentraram no lugar e estão sempre preparados para receber aqueles que estão em busca da experiência direta e espiritual.


Terapia Ayurvédica, Massoterapia, Momeopatia, Florais, Reiki, Reflexoterapia, Geoterapia, meditação Tibetana e Reeducação Alimentar, são alguns dos tratamentos do corpo e da mente oferecidos pela comunidade.


Muitas pessoas peregrinam para a Penha em busca da renovação de energias, tornando o lugar um importante destino de Turismo e Bem-estar do Espírito Santo, sobretudo após a inauguração do Espaço de Vivências Jardim do Beija Flor, uma pequena instalação do Portal do Céu voltada para atividades culturais holísticas que trabalha pela evolução humana, pela cultura de paz e pela qualidade de vida e educação, promovendo onde a natureza é o princípio, o meio e o fim na busca de equilíbrio e integração entre corpo, mente e espírito.


Na Penha tem-se também uma mostra do artesanato de produção local reunido em artigos produzidos com os mais variados materiais, com destaque para a tecelagem manual de bolsas, peças de roupas, boinas e outras confecções.