CORREDORES ECOLÓGICOS E ECOTURISMO


Corredores Ecológicos são grandes áreas florestais biologicamente prioritárias e viáveis para a conservação da diversidade biológica, compostos por conjuntos de unidades de conservação, terras indígenas e áreas de interstício.


O Espírito Santo está totalmente inserido no CCMA. O estado, no entanto, mantém apenas 10% de sua cobertura florestal original. Não bastasse a intensa fragmentação, somente 3% desses remanescentes estão em unidades de conservação. A quase totalidade dos remanescentes florestais está dentro de propriedades particulares e sofre, via de regra, algum nível de ameaça de exploração ou mesmo de desflorestamento.


Nos últimos anos, sua atuação tem se pautado na implantação de dez corredores prioritários, definidos de forma participativa com os atores locais e regionais. Esses corredores são de caráter demonstrativo e têm também como objetivo testar metodologias e divulgar as experiências para que estas possam ser replicadas em outras regiões, contribuindo para novas bases de apoio à conservação da sociobiodiversidade.


Nesse contexto, o ecoturismo tem importância fundamental. O ecoturismo e o turismo sustentável em unidades de conservação são importantes instrumentos de educação e interpretação ambiental, pois sensibilizam e difundem conceitos para visitantes e moradores das regiões.

Planejar e promover o ecoturismo e o turismo sustentável é uma estratégia reconhecidamente eficiente para contribuir com a conservação de ambientes naturais e de unidades de conservação e para formação de corredores ecológicos. O ecoturismo, bem como outros segmentos turísticos afins, como o agroturismo, o turismo de aventura, científico e pedagógico, quando bem estruturados, geram baixo impacto ambiental, contribuindo para a visibilidade e sustentabilidade das unidades de conservação, bem como para a sua integração junto às comunidades vizinhas, além de fortalecerem a identidade cultural de comunidades tradicionais, em especial as residentes de entorno de unidades de conservação.




Por isso, o Projeto Corredores Ecológicos no Espírito Santo realiza, desde 2003, ações e atividades relacionadas ao ecoturismo, seja no viés da educação e interpretação ambiental, seja através de geração de oportunidades e trabalho no entorno, nas unidades de conservação e nas áreas de corredores prioritários.


Entre as principais atividades empreendidas, destaque para os cursos de capacitação e formação de condutores e monitores de ecoturismo, muitos dos quais motivaram a criação de associações de condutores e a implantação de roteiros, atrativos e expedições de caráter técnico, educativo e promocional. Em algumas localidades, até mesmo áreas para plantio se oportunizaram, através inicialmente do ecoturismo, como na comunidade de Monte Alegre, no corredor Burarama-Pacotuba-Cafundó.


Outro destaque é a realização e participação em eventos, entre eles: I, II, III e IV Fórum Capixaba de Ecoturismo e Turismo Sustentável; I e II Salão do Ecoturismo e Aventura, na EXPOTUR-ES; e VII CONECOTUR e III ECOUC – estratégia que vem contribuindo para a consolidação do Projeto Corredores Ecológicos, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) e da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR) como fomentadores, planejadores e executores do ecoturismo como importante ferramenta de implementação do desenvolvimento sustentável e de assimilação do conceito de corredor ecológico.