Etapa 04 - SIG - Sistema De Informações Geográficas


A elaboração do SIG do PEIC Mata Atlântica se deu em três tempos: levantamento preliminar de campo; classificação dos dados; e geração dos mapas.

O levantamento preliminar de dados teve início durante as atividades de campo da primeira etapa de execução do plano, sendo concluído com a formatação de roteiros, onde foi obtido um novo grupo de dados.

Partindo do pressuposto que esses dados deveriam se agrupar em classes, compreendemos o universo dos objetos a serem mapeados e utilizamos uma base de classificação dados constituída de três grupos de classes:

Descrição - classificou cada dado como um Atrativo ou um Serviço, o que define o universo de equipamentos turistas das regiões e sua representatividade de atrativos.
Caracterização - aprofundou a característica central dos serviços e atrativos, sendo os serviços diferenciados por alimentação, hospedagem, transporte e outros; e os atrativos como sendo naturais, culturais, técnico-científico e outros.
Tipo - especificou a caracterização dada a cada elemento. Essa terceira escala se aplica pela necessidade de entendimento do universo de atrativos e serviços existentes nas zonas dos corredores ecológicos, apresentando classes maiores que as identificadas nos grupos anteriores. Exemplo: unidade de conservação (atrativo / natural).


Além dessas classes chaves para construção do SIG e dos mapas, os dados também foram caracterizados quanto ao nome do evento e dados secundários que servem para futuras análises espaciais, tais como a localização geográfica e altitude.

O terceiro tempo de construção do trabalho se deu com a revisão dos dados obtidos em campo, para materialização dos mesmos em mapas.

E por fim todos os dados foram reavaliados e reclassificados para padronização de todos os elementos levantados, gerando assim dados consistentes que possibilitam análise e comparação.