RELEASE

Ecoturismo Capixaba ganha roteiros para
os Corredores Ecológicos

Instituto Capixaba de Ecoturismo lança estudo pioneiro no Brasil sobre o ecoturismo no Espírito Santo. O estudo apresenta em primeira mão roteiros inéditos para os diversos perfis de turistas. Jornalistas estão convidados a conhecer as novas rotas, com despesas pagas.

Roteiros completos para conhecer as belezas naturais capixabas, com opções para todos os gostos: turismo de aventura, contemplativo, visita a museus, degustações culinárias ou caminhadas leves e hospedagens confortáveis para quem só quer relaxar! Os Corredores Ecológicos do Espírito Santo, definidos como Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade, oferecem diversas opções de lazer e, a partir de agora, contam com um plano para o desenvolvimento do ecoturismo.

O Instituto Capixaba de Ecoturismo está lançando os resultados do Plano de Estruturação e Implementação do Ecoturismo no Corredor Central da Mata Atlântica Capixaba. O estudo, pioneiro no Brasil, apresenta como resultado roteiros turísticos completos para os dez Corredores Ecológicos do estado e um panorama da infraestrutura turística nessas regiões, com quantidade e qualidade dos serviços prestados. Outro resultado do projeto são os mapas turísticos, que apresentam a localização dos pontos de interesse nas regiões, além de hotéis, pousadas, restaurantes, campings, lojas, áreas de lazer, entre outros dados.


O Plano foi construído de forma participativa, envolvendo as comunidades e o poder público nos municípios integrantes dos Corredores Ecológicos. Esses atores locais tiveram participação ativa, apontando pontos fracos e fortes, debatendo e sugerindo ações para a implementação do turismo sustentável nas regiões. O Plano destaca ainda os personagens que participam ativamente para a sustentabilidade das regiões estudadas. Desenvolvido pela ONG Instituto Capixaba de Ecoturismo e pelo Projeto Corredores Ecológicos, a ação integra o Plano de Desenvolvimento do Turismo - Espírito Santo 2025, do Governo do Estado.

Expedições Jornalísticas (Fam Press)

Com o intuito de divulgar os roteiros ecoturísticos para o público em geral, o Instituto Capixaba de Ecoturismo convida os jornalistas para inaugurarem os roteiros através dos Corredores Ecológicos Capixabas.

São oferecidas nove opções que contemplam os dez Corredores Ecológicos do Espírito Santo. Os roteiros têm duração variada (de um a cinco dias) podendo ser realizado completa ou parcialmente, de acordo com as possibilidades de cada veículo de comunicação. Existindo o interesse na participação, será disponibilizado transporte, alimentação e hospedagem (incluindo passagens áreas, quando necessário).

As expedições com um dia de duração (Roteiros Simplificados) podem ser agendadas para qualquer data até o dia 17 de abril. Já as rotas com mais de um dia de duração serão realizadas nas seguintes datas e locais (os roteiros completos estão disponíveis no final do release):

- Região Norte: de 30/03 (quarta-feira) a 03/04 (domingo). Contempla três Corredores Ecológicos, percorrendo cinco municípios e dez pontos turísticos.
- Região Central: de 07/04 (quinta-feira) a 10/04 (domingo). Contempla um Corredor, percorrendo quatro municípios e dez pontos turísticos.
- Região Sul: de 13/04 (quarta-feira) a 17/04 (domingo). Contempla três Corredores Ecológicos, percorrendo quatro municípios e oito pontos turísticos.


O Turismo em Áreas de Preservação

Desde 2003, o Projeto Corredores Ecológicos realiza ações voltadas para o desenvolvimento do ecoturismo no Espírito Santo. No entanto, é a primeira vez que se desenvolve um plano completo para implementação e estruturação da atividade no estado.

Os roteiros e mapas desenvolvidos pelo projeto serão trabalhados pelas prefeituras dos municípios envolvidos. Essas ferramentas também estarão disponíveis para o público em geral, que vai ter nestes mapas e roteiros um guia completo do ecoturismo no Espírito Santo.

Além do desenvolvimento do turismo, o Plano trabalha na integração das diversas regiões do estado, provendo o intercâmbio e a troca de experiências entre prefeituras e sociedade civil.

A promoção do ecoturismo planejado é uma estratégia que contribui de maneira eficiente para a conservação de ambientes naturais, visto que a atividade gera baixo impacto ambiental. Além disso, o ecoturismo dá visibilidade e sustentabilidade para as unidades de conservação, promove a integração de comunidades vizinhas e fortalece a identidade cultural de comunidades tradicionais.


Os Roteiros

O Plano de Estruturação e Implementação do Ecoturismo nos Corredores Ecológicos Capixabas identificou 21 roteiros em 64 zonas turísticas, que atendem aos diferentes públicos e interesses. São programações de visitas que combinam atrativos, equipamentos, informações e serviços, sempre observando a infraestrurura local. Foram mapeadas ainda 35 trilhas, com dados completos sobre atrativos cênicos e dificuldades do percurso, como por exemplo, uma subida com auxílio de cordas. Essas informações estarão disponíveis para downloads em aparelhos como o GPS.

A formatação dos roteiros foi realizada de forma a possibilitar o estímulo à criação de novos negócios e a expansão dos que já existem, o fortalecimento da identidade regional e o aumento da visitação, da permanência e do gasto médio do turista. Dessa forma, os roteiros podem ser seguidos da maneira como foram propostos ou adaptados aos interesses dos turistas. São contemplados os diferentes segmentos: turismo de aventura, pedagógico, científico e agroturismo.


Corredores Ecológicos do Espírito Santo

Por meio da integração de áreas de conservação públicas e privadas, os Corredores Ecológicos são definidos como grandes áreas florestais com importância biológica e viáveis para manutenção da biodiversidade. No Brasil, o projeto é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, que coordena três Corredores. Um deles é o Corredor Central da Mata Atlântica, que envolve os estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, estendendo-se sobre uma faixa de 1200 quilômetros de litoral. Em terras capixabas, dez áreas são definidas como prioritárias, localizadas em todas as regiões do estado.
Conheça cada um dos Corredores Ecológicos do Espoírito Santo: 
----------------------------------------------------------

Mais Informações
Marialina Antolini
Assessoria de Imprensa
27 8123 8545 / marialina.antolini@gmail.com