Etapa 01 - Inventários e Diagnósticos


A primeira etapa para elaboração do Plano de Estruturação e Implementação do Ecoturismo no Corredor Central da Mata Atlântica no Estado do Espírito Santo consistiu na construção de inventários e diagnósticos nos territórios abrangidos. Durante 59 dias de trabalho de campo foram visitados os 10 corredores ecológicos prioritários do estado e seus 33 municípios integrantes, em um total de 9.453 km percorridos. Essa etapa de trabalho sustentou-se fundamentalmente em duas bases: as reuniões preliminares e as visitas técnicas.

Realizadas em média uma semana antes do início das ações em cada corredor, as reuniões preliminares eram direcionadas para os representantes do poder público de cada município, onde eram apresentadas a estrutura, a história, as fases e as metas do Projeto Corredores Ecológicos, bem como o conteúdo dos produtos e etapas previstos para construção do PEIC Mata Atlântica. Ao final de cada reunião, os participantes, quase sempre secretários municipais, assessores, técnicos e vereadores, contribuíam com este projeto, indicando locais, pontos turísticos, propriedades rurais, elementos naturais, pessoas importantes, mateiros, personalidades e fontes bibliográficas locais de destaque. Em seguida, essas informações eram cruzadas com a base de dados previamente pesquisada, para que assim fosse traçado cada roteiro de campo.


Após as visitas técnicas de campo, foi possível traçar um esboço das principais características ecoturísticas de cada corredor. Um minucioso check list criado para orientar as ações de campo e planejar as atividades diárias compreendia pontos essenciais, tais como: o conhecimento prévio dos membros da equipe sobre o território, a disponibilidade do poder público ou da comunidade em participar das atividades de campo do inventário, a localização e distribuição dos pontos a serem inseridos no mapa de cada corredor prioritário (atrativos, propriedades rurais, elementos naturais etc), as condições das vias de acesso, as características de cada ponto a ser percorrido e a viabilidade/relevância de cada área, trecho e município, no contexto da elaboração do plano. Em média, foram visitados 45 pontos por corredor.

Ao fim dessa etapa, os dados levantados constituíram um rico registro das regiões visitadas, fundamental para a elaboração das etapas descritas nos capítulos a seguir.



Corredores visitados
10
Municípios visitados
34
Atrativos visitados
452
Reuniões com o poder público
32
Lideranças reunidas
198
Registro fotográfico
4235
Pontos Georreferenciados
   835
Quilômetros percorridos
9.453