3º DIA - ROTEIRO REGIÃO NORTE

RESERVA NATURAL DA VALE

A Reserva Natural da Vale começou a ser formada em 1951, quando a Vale adquiriu as primeiras propriedades na região. O objetivo era formar um estoque de madeira para a produção de dormentes, que seria utilizado na Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), utilizada para escoamento do minério de ferro extraído do Quadrilátero Ferrífero, até Vitória, de onde seguia para exportação.


A partir da realização dos primeiros experimentos para extração dos dormentes, verificou-se a existência de alternativas mais vantajosas, tanto econômicas como ambientais, e a floresta foi preservada.

Estas diretrizes estabelecem ações que abrangem a proteção e a conservação da biodiversidade. Esse esforço é baseado em atividades que se iniciam na proteção ecossistêmica e que contempla, de forma geral, a disseminação de germoplasma florístico, na implantação e condução de um amplo programa de pesquisa envolvendo os ecossistemas tropicais, na capacitação e treinamento de mão de obra e no desenvolvimento tecnológico para recuperação de ecossistemas degradados.

Como resultado desse esforço e da decisão da Vale em preservar e conservar a área, dotando-a dos meios apropriados a tais objetivos, a Reserva é reconhecida internacionalmente como uma das mais importantes e bem sucedidas iniciativas empresariais de proteção ambiental e desenvolvimento tecnológico envolvendo a biodiversidade.

Em função da capacidade e natureza dos recursos da Reserva Natural Vale, bem como dos objetivos de manejo definidos em seu Plano Diretor, o programa de uso público possibilita a recreação e o turismo, estimula as atividades de educação ambiental e busca a auto-sustentabilidade econômico-financeira.

No local existem excelentes equipamentos de hospedagem, alimentação e lazer.

COMPLEXO LACUSTRE DO SOCOMGO

A Planície Costeira do Delta do Rio Doce possui 64 lagoas permanentes e mais cinco temporárias, configurando-se no maior complexo lagunar da América Latina. As principais são a Juparanã, a Lagoa Nova e a Lagoa do Meio.


Essas lagoas se situam hoje onde, há mais de 120 mil anos, se encontravam vales bastante aprofundados pela erosão, quando o mar atingia nível bem abaixo do atual. Hoje elas estão encaixadas nestas depressões (wikimapia).

Compõem principal ícone cênico do município de Linhares, oferecendo cenário ideal para refúgio para várias espécies da fauna e da flora naturais, se revelando assim como locais de grande importância ecológica e de enorme potencial ecoturístico para pratica de movimentos contemplativos, de caráter educacional, recreativo e, sobretudo na promoção de atividades relacionadas ao turismo e aventura, como o mergulho, a canoagem e a caminhada.

LAGOA JUPARANÃ

A Lagoa Juparanã, com 30km de comprimento e cerca de 3km de largura, é a maior lagoa do Brasil em volume de água doce e a segunda maior em extensão geográfica, alcançando os municípios de Linhares, Rio Bananal e Sooretama, onde encontram-se dezenas de praias e enseadas (wikimapia).


No lado oeste da lagoa, encontra-se uma formação insular formada por rocha granítica e o restante coberto com vegetação característica de bosque. É a chamada Ilha do Imperador, patrimônio cultural natural do Espírito Santo, tombado em 1999 devido aos importantes relatos históricos contidos do livro "Viagem de Pedro II ao Espírito Santo" de Levy Rocha, retiradas da caderneta de anotações de Pedro II quando em passagem pela Lagoa Juparanã.

PRAIA DO MINOTAURO

Praia situada na orla da Lagoa Juparanã, que abriga um exelente restaurante do mesmo nome. Cercado por uma vegetação típica de Mata Atlântica, estabelecimento oferece moquecas de robalo, dourado, tucunaré, tilapia, acará e outros.



PROJETO TAMAR

A Planície Costeira do Delta do Rio Doce abriga três bases do Projeto TAMAR. A base de Comboios (wikimapia), em Regência, é considerada a base-mãe do Espírito Santo. Somadas as bases de Povoação e Pontal do Ipiranga, o TAMAR protege e monitora aproximadamente 109 km de praias semi-desertas nesta região, concentrando mais da metade das desovas registradas no Estado.

Foto: Projeto Tamar

A região é unico ponto de concentração de desovas da Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea) e o segundo maior da Tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) no Brasil.

A base de Comboios, uma das três primeiras instaladas no Brasil, desenvolve atividades de manejo de conservação de fêmeas, ninhos e filhotes, educação ambiental e pesquisas. Conta com Centro de Visitantes, quatro tanques (com exemplares vivos de quatro espécies), salas de exposição e vídeo, painéis auto-explicativos com informações sobre as tartarugas e, entre dezembro e fevereiro, soltura assistida de filhotes na praia.

SÍTIO BELAS ONDAS

Pousada e camping com equipamentos de alimentação coletivos, área de lazer, trilhas, e outras estruturas de apoio.

Um uma ampla área verde e cercado pela Lagoa de Cacimbas, a propriedade se destaca como atrativo ecoturístico no cenário local, além de ser uma opção de hospedagem distante da vila e bem próxima a praia.



---------------------------------------------------------------

Retornar ao Roteiro d a Região Norte