4º DIA - ROTEIRO REGIÃO NORTE

VILA DE REGÊNCIA

Regência (wikimapia), uma pequena vila de pescadores localizada na foz do Rio Doce, no município de Linhares, tornou-se nos últimos anos um dos destinos turísticos mais promissores do Espírito Santo, sobretudo pela vocação ao turismo cultura e ao ecoturismo associado à aventura e a educação ambienta.

A repercussão do destino se deve a vários fatores, entre eles destaca-se a história de Caboclo Bernardo, um pescador que, em 1887, salvou cento e vinte e oito marinheiros do Cruzador Imperial Marinheiro, da Marinha Imperial do Brasil, saudado na região como um herói local, vindo a integrar às lendas e à cultura da Barra do Rio Doce. Toda primeira semana de junho acontece em Regência a "Festa de Caboclo Bernardo", onde em homenagem ao herói acontece o encontro de bandas de Congo de todo o estado do Espírito Santo.

Situada próxima a Reserva Biológica de Comboios, que abriga a principal base do Projeto TAMAR, Regência se caracteriza por ser um local calmo, com pessoas hospitaleiras, que conservam sua identidade cultural e estão sempre sintonizadas com as questões ambientais que cercam o a atmosfera local, fatores fundamentais para o desenvolvimento da dinâmica turística atual.

Em Regência podemos citar os seguintes atrativos/pontos de visitação:

• Rio Doce
• Foz do Rio Doce
• Reserva Biológica de Comboios
• Projeto Tamar
• Ecocidadania
• Cúpula do Antigo Farol
• Museu Histórico de Regência
• Praias
• Lagoas
• Personagens
• Festas e Eventos típicos

Todos os atrativos acima podem ser conhecidos de maneira autônoma, ou com apoio de um dos condutores ecoturísticos locais. A vila dispõe ainda de uma agência de ecoturismo, além de dezenas de meios de hospedagem e equipamentos de alimentação e diversão noturna.

RIO DOCE

O Rio Doce (wikimapia) representa a mais importante bacia hidrográfica totalmente incluída na Região Sudeste, drenando os estados do Espírito Santo e Minas Gerais,

Historicamente, o Rio Doce teve importância decisiva na conquista do Espírito Santo e de Minas Gerais pelos europeus. Pelo seu vale, no século XVIII penetraram sertanistas, exploradores e pesquisadores, que chegaram a manter contatos pacíficos com os chamados índios botocudos, deixando um vasto conhecimento sobre esses grupos nativos.


No século XX o vale do Rio Doce serviu de caminho para a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) que impulsionou o crescimento de diversas localidades ao longo do seu leito.


Próximo a sua desembocadura, ponto de encontro do rio com o oceano Atlântico, um longo trecho do rio é ocupado pelas tradicionais fazenda de cacau com árvores centenárias e paisagem exuberante, afluentes, ilhas, configurando-se num importante e maravilhoso ecossistema.

FOZ DO RIO DOCE

A foz do Rio Doce (wikimapia) é também conhecida como Delta do rio Doce onde formam-se ilhas que são denominadas Ilhas do rio Doce.

O Delta do rio Doce possui uma grande biodiversidade, abrigando anfíbios, répteis, aves e mamíferos, destaca-se por acolher uma das principais bases do projeto Tamar em Comboios, única praia brasileira onde ocorre a desova da tartaruga de couro (Dermochelys cariacea), animal marinho entre os mais ameaçados de extinção do mundo.


Sua flora é bem diversificada com mais de 250 espécies já catalogadas. Entre as formas de vegetação encontradas estão à restinga, matas de tabuleiro, extensas áreas de brejos, pântanos, além de várias lagoas.

A região da foz do rio Doce é classificada pelo Ministério do Meio Ambiente como de Alta Prioridade para a conservação da biodiversidade costeira e marinha no Brasil. É no Delta do Rio Doce que iniciam-se muitos ciclos físicos, químicos, biológicos e até culturais, sendo que no rio Doce esses fenômenos mais intensos que é chamado de Rio-Mar.

O rio Doce é o único da costa brasileira que não possui um manguezal na região da foz, devido ao grande volume de água que originalmente descia das regiões altas, além da sua posição geográfica que faz com que os ventos norte-sul aumentem a força das águas impedindo a entrada da maré no rio, essencial para a formação de manguezais.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

PROJETO ECOCIDADANIA

Programa de Educação Ambiental capitaneado pela Petrobras e executado pela Fundação Pró-Tamar com o objetivo de desenvolver a consciência ecológica aos moradores das comunidades locais da Planície Costeira do Delta do Rio Doce.

Atua nas comunidades de Regência, Povoação, Degredo e Pontal do Ipiranga, com ações ligadas a educação ambiental através de capacitação e qualificação, promoção de programas audiovisuais, aquacultura, coleta seletiva.

As comunidades onde o projeto atua conta com laboratório de ciências naturais, horta comunitária, viveiro de mudas nativas, biblioteca comunitária, trilhas e produtos ecoturísticos.

CENTRO ECOLÓGICO DE REGÊNCIA

Dentro de Regência está instalado o centro ecológico. Criado em 1987 como ponto de apoio da Reserva de Comboios, é um centro de vivência da comunidade e um centro de informações turísticas e ambientais.

Sua estrutura constitui de uma biblioteca comunitária; auditório com programação de vídeo-comunitário, teatro, palestras, reuniões, etc; lojinha com o artesanato local; esqueleto de uma baleia jubarte e sala de exposição permanente com quadros, jogos e espécies de tartarugas marinhas empalhadas. Pode ser observado grande número e variedade de pássaros com revoadas de maritacas no final da tarde entre dezembro a maio.

Fonte: Ecocidadania

MUSEU HISTÓRICO DE REGÊNCIA

Fundado em 2000, o museu conta com  um acervo composto de painéis com textos e fotos, documentos históricos e objetos que contam de forma temática e interativa a história da evolução sócio-econômica, ambiental e cultural (congo, parteiras, pesca, benzedeiras...) da comunidade, da região do Rio Doce e do herói nacional Caboclo Bernardo – seu filho ilustre.

Na frente está instalada sua obra mais importante - a cúpula do centenário farol do Rio Doce, construção francesa de 1895, tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 2000 como patrimônio cultural do estado.

Fonte: Ecocidadania

SÍTIO BELAS ONDAS

Pousada e camping com equipamentos de alimentação coletivos, área de lazer, trilhas, e outras estruturas de apoio.

Um uma ampla área verde e cercado pela Lagoa de Cacimbas, a propriedade se destaca como atrativo ecoturístico no cenário local, além de ser uma opção de hospedagem distante da vila e bem próxima a praia.



--------------------------------------------------------------------------------------------------

Retorner ao Roteiro da Região Norte