2º DIA - ROTEIRO REGIÃO NORTE

APA PEDRA DO ELEFANTE


Foi criada em 2001, a Pedra do Elefante é afloramento rochoso que dá nome a Área de Proteção Ambiental. Principal símbolo do município de Nova Venécia. Este Patrimônio Geológico foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura por meio da Resolução 04/84. Uma das singularidades da área é a presença expressiva de afloramentos rochosos de granitos com biodiversidade associada a ecossistemas de encosta, com vegetação rupestre e fragmentos de Mata Atlântica.

A existência de uma árvore centenária, a gameleira (Ficus sp), que possui aproximadamente cinco metros de diâmetro, atrai curiosos e fiéis que acreditam na aparição de uma Santa, a Mãe Peregrina. O local oferece potencial para o geoturismo, agroturismo, ecoturismo e também para práticas esportivas de aventura, além de abrigar um precioso patrimônio histórico com casarões do século XIX. Devido à importância biológica, esta Unidade de Conservação faz parte do Corredor Ecológico da Pedra do Elefante, onde se encontram espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção.

 A Área de Proteção Ambiental da Pedra do Elefante (goglemaps) está situada a cerca de 10 km do centro de Nova Venécia, com uma área aproximada de 2.562 hectares. O local é formado por um conjunto de formações geológicas que formam a Serra dos Aimorés. Os atrativos turísticos são: a Pedra do Elefante,  Santuário Nossa Senhora Mãe dos Peregrinos, Gameleira, Fazenda Santa Rita, Restaurante Pé da Serra, Sitio Simonassi e a Pedra da Torre.
 
Fonte: IEMA

PEDRA DO ELEFANTE

Principal símbolo de Nova Venécia, medindo 604 metros de altitude, é um monumento paisagístico natural, tombado pelo Conselho Estadual de Cultura. Apresenta potencial para atividades ligadas ao geoturismo, cicloturismo e caminhadas.

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA MÃE DOS PEREGRINOS

Erguido sobre uma rocha com traços arquitetônicos simples, tendo a capela pertencente à comunidade veneciana, atraindo fiéis de todo o Estado.
GAMELEIRA

Localizada na base do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Peregrinos, possui mais de 15 metros de altura e raízes que ultrapassam 1.80 m de altura. Sua existência ultrapassa os 100 anos de idade.

FAZENDA SANTA RITA

Localizada dentro da APA da Pedra do Elefante a Fazenda Santa Rita foi pioneira no sistema cama e café, o qual o turista mediante reserva desfruta de hospedagem e gastronomia típica rural. Nas dependências da Fazenda encontramos um mini-museu, o qual possui objetos referentes à passagem do desbravador Barão de Aimorés pelo município. A fazenda Santa Rita é o principal atrativo da região.

A fazenda desenvolve atividades de educação ambiental com escolas da região e conta com infra-estrutura de trilhas que carecem de melhorias. A partir da fazenda é possivel acessar a Pedra da Torre e a Pedra do Elefante, por meio de trilhas e de carro tracionado.

RESERVA BIOLÓGICA DE SOORETAMA

O objetivo principal da REBIO de Sooretama (wikimapia) é a preservação da fauna local e dos remanescentes de Mata Atlântica. Sua criação é o resultado da união da Reserva Florestal Estadual de Barra Seca, criada em 1941, com o Parque de Refúgio de Animais Silvestres Sooretama.

Antes de 1923 a unidade era ocupada por nativos, principalmente índios da Tribo Botocudos. Com a melhoria do acesso a esta área, a devastação ambiental foi progredindo e os nativos foram perdendo suas terras para madeireiros, posseiros, fazendeiros e demais invasores. A proteção das terras que a Reserva atualmente abrange deve-se aos esforços da divisão de Caça e Pesca do Ministério da Agricultura e, em particular, ao ilustre engenheiro e naturalista Álvaro Aguirre. O naturalista Augusto Ruschi fez vários estudos na unidade.

A reserva possui uso restrito a visitação com a finalidade de educação ambiental, no entanto seu plano de manejo esta sendo revisto, o que poderá causar pequenas alterações em questões de proibição e permissividade para algumas ações e atividades. 

-----------------------------------------------------------------