1º DIA - ROTEIRO REGIÃO SUL

PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ

O Parque Nacional do Caparaó (wikimapia) foi criado em 24 de maio de 1961, pelo decreto federal nº 50.646, assinado pelo então Presidente da República Jânio Quadros.

A Serra do Caparaó, na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais, constitui-se em um ramo da Serra Geral, do Maciço da Serra do Mar, situado entre os municípios de Manhumirim (MG) e Iúna (ES). Seu ponto culminante é o Pico da Bandeira, com 2.890 metros de altitude, o terceiro mais elevado do Brasil.

Geografia

Do ponto de vista geológico, o Maciço do Caparaó integra uma extensa cadeia de dobramentos (Faixa de dobramentos Ribeira), desenvolvida na região sudeste do Brasil durante o denominado Ciclo Brasiliano.
Dados geoquímicos, contudo, mostram que as rochas que formam o maciço do Caparaó são mais antigas ainda (tendo sido formadas há cerca de 2 bilhões e cem milhões de anos atrás), sendo, portanto, apenas retrabalhadas pelo ciclo Brasiliano. Este ciclo representou um período de intensa atividade geológica (magmatismo e formação de montanhas) numa extensa área geográfica que hoje integra grande parte do território brasileiro.

História

Conta-se que por volta de 1859, D. Pedro II determinou a instalação de uma bandeira do império no pico de altitude mais expressiva da Serra do Caparaó. Acredita-se que a origem da denominação "Pico da Bandeira" deve-se a este fato. O Parque foi também local de repercussão histórica e política no ano de 1967, tendo ocorrido a Guerrilha do Caparaó, iniciativa do movimento esquerdista brasileiro. O nome do Parque tem origem indígena-popular, que significa "Águas que Rolam das Pedras".

Clima

Apresenta clima tropical de altitude, onde o relevo assume importância marcante na determinação das diferenças de temperatura na área, com temperatura média anual entre 19ºC e 22 ºC, sendo, Fevereiro mais quente, e julho mais frio. A pluviosidade está em torno de 1.000 mm anuais, e as maiores ocorrências de chuvas estão entre os meses de novembro a janeiro. Menores médias pluviométricas entre julho e agosto.

Vegetação

A vegetação é composta por Mata Atlântica e Campos de Altitude. Destacam-se espécies como angico, quaresmeiras, palmeiras, jequitibás e outras espécies adaptadas às peculiaridades locais, tais como solos pedregosos, frio intenso, geadas e formação de crostas de gelo no inverno.

Fauna

O Parque abriga espécies ameaçadas de extinção, como: o mono-carvoeiro (brachyteles arachnoides), o lobo-guará (chrysocyon brachyurus), o veado-campeiro (ozotocerus bezoarticus), ocorrendo ainda a jaguatirica, a onça-pintada e o gato-mourisco. Também, roedores de certa importância como a paca, o tapeti e o caxinguelê. Além de alguns predadores menos exigentes quanto ao espaço vital como o cachorro-do-mato, irara, guaxinim e pelo menos uma espécie de gato-do-mato.

A avifauna é formada por espécies notáveis e muito comuns em grande parte do Brasil, especialmente o inhambu-chintam que habita as capoeiras, os urubus pretos, vários gaviões, sendo o mais freqüente rapineiro é o gavião-carijó. Além de diversas outras aves, como beija-flores, o carrapateiro, o cará-cará, o jacu, o bacurau, o formicidário, o furnarídeo, o tiranídeo, o saci, o tico-tico e a seriema.

Atrativos

Cinco municípios compõem a região do entorno do Caparaó Capixaba, abarcadas por este corredor prioritário. São eles: Dores do Rio Preto, Divino São Lourenço, Iúna, Irupi. Estes municípios também possuem atrações, como cachoeiras, rios, lagos, vales, trilhas na mata, além de riquíssimo patrimônio cultural que se encontram fora dos limites do parque. Os atrativos de acesso irrestrito que encontran-se dentro do Parque Nacional do Caparaó são:
Macieira

Primeira área de acampamento localizada próxima às margens do Rio São Domingos e ponde de partida para as principais cachoeiras do lado capixaba: do Aurélio, dos Sete Pilões e da Farofa. O local é bastante plano, a média altitude e abrigado do vento, onde há vestígios de uma pequena construção de madeira, queimada no incêndio que ocorreu no Parque em 1994.

Cachoeira do Aurélio

Cachoeira formada pelo Rio São Domingos, com diferentes quedas, a maior das quais com cerca 30m de altura. O acesso é feito por caminho de cerca 1km, onde encontram-se diferentes formações vegetais como floresta de porte baixo, campos rupestres e campos alagados durante todo o ano, com vegetação rasteira formada especialmente por bromélias e samambaias. O entorno é formado especialmente por morros arredondados com campos rupestres e muitos afloramentos rochosos, existindo grotas onde predominam as formações florestais.

O local é de enorme interesse paisagístico devido à cachoeira de grandes proporções, mas também devido à grande diversidade de tipos de vegetação no caminho de acesso, alguns dos quais, no entanto, de grande fragilidade, especialmente por encontrarem-se sobre solo alagado.

Cachoeira da Farofa

Consiste em uma série de quatro cachoeiras associadas a poços de água muito límpida, a última das quais com cerca 30m de queda livre. O entorno é formado por vegetação de campos de altitude em uma das vertentes do rio e mata ciliar na outra vertente. As atividades no local restringem-se à recreação em banhos de cachoeira.




VILLA JANUÁRIA

Hospedagem em um casarão centenário, refeições com pratos típicos e uma cafeteria que serve café orgânico certificado, produzido na propriedade com 60 mil metros quadrados de reflorestamento.