1º DIA - ROTEIRO REGIÃO NORTE

SITIO MONTE SINAI

Localizada a 1,5 km da sede de Boa Esperança, a propriedade é um “oásis” meio a paisagem seca e devastada característica da região.

A área foi totalmente revitalizada e recuperada pro seu proprietário Valter Marinho que á 20 anos atrás começou a reflorestar a propriedade mesclando espécies nativas e frutíferas (manga-coqueiro, acerola, laranja, limão, goiaba, cocô e caju).



A paisagem é composta por uma lagoa com ponte de madeira, viveiro de pássaros, árvores frutíferas e plantas ornamentais.

O Sitio Monte Sinai desenvolve trabalhos de Educação Ambiental, recebendo escolas da região para passeio de meio período. Oferece almoço em fogão a lenha para grupos agendados durante a semana e abre para o público aos domingos.

RESERVA BIOLÓGICA DO CÓRREGO DO VEADO

Com uma área total de 2.382,00 ha a REBIO Córrego do Veado foi criada pelo Governo Estadual em 1948 com o objetivo de preservar um dos últimos remanescente da Floresta Atlântica da região norte do estado do Espírito Santo.

A visitação pública só é permitida em caráter educacional e/ou científico, dependendo de autorização prévia do órgão responsável pela administração da unidade.



Conta com excelente estrutura para receber grupos escolares que podem desfrutar de uma trilha interpretativa muito bem estruturada, um auditório para 60 pessoas, um laboratório de madeiras da mata atlântica, além de um pequeno centro de visitantes que conta um pouco da história do área

A característica do relevo da REBIO é o de planície costeira, em solos terciários sedimentares. Sua vegetação é caracterizada como Floresta do tipo Tropical Pluvial Semi-decídua, com árvores de grande altura e sub-bosque pouco denso. Dentre as espécies destacam-se: gonçalo-alves, jacarandá, vinhático, maçaranduba, peróba-do-campo, entre outras.

A fauna encontrada é a típica de floresta de região costeira de baixa altitude. São encontradas algumas espécies ameaçadas de extinção, tais como: preguiça-de-coleira, gavião-real, cotinga, macuco e outras. Destacam-se alguns exemplares únicos de beija-flor existentes no mundo.


MATELIER COSME RODRIGUES

Localizado a menos de 1 km da sede de Boa Esperança, o Matelier é a residência do Senhor Cosme Rodrigues, um artesão local que produz peças em madeira morta. Sua propriedade foi reflorestada á 23 anos com 150 tipos de espécies da Mata Atlãntica. São 2 hectares de bosque com Jacarandás, Macanaíbas, Cerejeiras, Girmelinas e diversas espécies frutíferas.


O artesão expõe seus trabalhos ao ar livre no meio do bosque particular, com bancos e mesas de madeira para atender os visitantes.

------------------------------------------------------

Retornar ao Roteiro Região Norte