ATRATIVOS - ROTEIRO SIMPLIFICADO 01


ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO MESTRE ÁLVARO

Mestre Álvaro é o maior e mais representativo monumento natural e paisagístico do Município. Faz parte do conjunto da Serra do Mar e destaca-se na paisagem dos tabuleiros litorâneos e das planícies flúvio-marinhas. A APA do Mestre Álvaro está localizada a 12 Km do litoral. Possui 833 metros de altitude, sendo considerado um dos pontos culminantes do litoral brasileiro.

A vegetação nativa é representada pela Mata Atlântica de Encosta, existindo uma fauna silvestre associada. As nascentes e córregos existentes são contribuintes das bacias hidrográficas do Rio Jacaraípe e do Rio Santa Maria da Vitória. Possui aproximadamente 63 nascentes.


O Mestre Álvaro é considerado uma das maiores elevações litorâneas da costa brasileira e abriga uma das últimas áreas de Mata Atlântica de altitude do Espírito Santo. É uma formação rochosa de origem vulcânica com cerca de 833 metros de altitude no Estado do Espírito Santo.

Foto: PMS

O Mestre Álvaro é um maciço granítico que, devido à sua altura e posição, tem servido à navegação marítima há séculos. Ele é citado em documentos cartográficos do século XVI. Possui um bosque rico em fauna e flora nativas e algumas cavernas.

Possui diferentes caminhos que conduzem a mirantes de onde se tem uma vista panorâmica de toda a Região Metropolitana de Vitória e região de montanhas, além de uma bela vista do oceano Atlântico. Seu entrono abriga várias propriedades rurais que atuam diretamente em atividades de agroturismo, lazer, turismo pedagógico e atividades de aventura. Nessas propriedades é possível  desfrutar da vida no campo: natureza, belas paisagens, recepção acolhedora, além da possibilidade de adquirir produtos caseiros como pães, doces, licores, queijos, leite fresco e artesanato.


RUÍNAS DE SÃO JOSÉ DO QUEIMADO

Queimado foi região onde viveram grandes fazendeiros e escravos do século XIX. Pertenceu a Vitória e Santa Leopoldina, e, atualmente é distrito do município da Serra. No ano de 1849, protagonizou um acontecimento marcante para a história do Espírito Santo, a Insurreição de Queimado, uma das primeiras revoltas de escravos no Brasil.


Aconteceu quando um grande contingente de escravos, mais de 300, liderados por Elisiário, Chico Prego, João da Viúva e outros exigiram a carta de alforria durante a missa inaugural da Igreja de São José do Queimado.

Dentre as causas da Insurreição destaca-se a promessa de liberdade feita aos escravos feita pelo pároco Gregório José Maria de Bene aos que ajudassem na construção do templo dedicado a São José.

Depois de um ano trabalhando aos domingos e feriados, os escravos, já esperando o não cumprimento da promessa, organizaram um movimento insurrecional que deveria eclodir durante a missa inaugural da Igreja.

O resultado foi uma rápida e violenta repressão com a prisão e condenação a morte dos principais líderes.

Hoje, no local onde se localizava a vila, os únicos testemunhos visíveis do engenho humano são as ruínas da Igreja de São José e do cemitério.

Fonte: Conselho Estadual de Cultura do Estado do Espírito Santo

RECANTO DO MESTRE ÁLVARO

Localizado no entorno norte Mestre Álvaro, o sítio oferece trilhas ecológicas, passeio a cavalo ou de charrete, além de oferecer deliciosa comida no fogão à lenha.

O estabelecimento é ponto de partida para subida ao plato das Três Marias, que consiste de três enorme pedras enfileiradas sobre uma laje de pedra. Constitui um dos atrativos mais bem estruturados da região.

SÍTIO OURO VELHO

O atrativo situado na base do Mestre Álvaro, na região de Pitanga, que consiste em um espaço multiuso contendo equipamento de alimentação, hospedagem, área para lazer, trilhas, animais, redário e poço com peixes.

Com estrutura e qualidade, o local, instalado no distrito de Pitanga, se destaca como um dos principais atrativos do município da Serra, oferecendo ainda  passeios a cavalo e caminhadas.